segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Assistência Farmacêutica: prioridade deste Governo!

Já decidi meu voto. Desde o primeiro turno já sabia em quem votar para presidente (tanto que votei). Muitos foram os fatores que me levaram a essa decisão, mas gostaria de me concentrar num dos pontos que foram fundamentais para isso: o avanço da Assistência Farmacêutica nos últimos anos. É fato que esse é um assunto nebuloso, já que investimentos em saúde são como investimento em encanamento: ninguém vê! Pode até perceber, mas não é palpável. Por isso, achei importante demonstrar em valores o quanto foi feito nos últimos anos.
Tomando por base a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), que deve servir como demonstração para a sociedade de uma vontade de governo, avaliei os 13 eixos estratégicos da PNAF para ver se as deliberações da 12ª Conferência Nacional de Saúde e da 1ª  Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica estavam garantidas. Bom, podemos dizer que a Resolução 338/04 aprovada no Conselho Nacional de Saúde, prevê boa parte do que foi debatido no âmbito do controle social. Agora, precisa ver se o Governo Lula fez....

Passo a pontuar algumas das questões que me fizeram pensar em o quanto avançamos, quando comparamos com o Governo anterior.

- No que diz respeito ao investimento, os gastos com medicamento no âmbito do Ministério da Saúde, passaram de 1,9 bilhões (2003), para próximo de 6,0 bilhões em 2009. Percentualmente, os principais gastos com medicamento por parte do Ministério da Saúde passou de 5,8% em 2002, para 11,2% em 2009 dos gastos totais em saúde.

- Na Assistência Farmacêutica Básica, o repasse para os Municípios passou de 176 milhões (2003), para 987 milhões em 2010. Enquanto o repasse para os Municípios era de R$ 1,00 per capita em 1999, agora em 2010 é de R$ 5,10.

- Na Assistência Farmacêutica do componente especializado, antigamente conhecido como medicamentos de alto custo, o investimento passou de 516 milhões de reais em 2002, para 2,6 bilhões em 2009.

- Na Assistência Farmacêutica do componente estratégico, o Ministério da Saúde investiu 1,2 bilhões em 2009, contra os 969 milhões em 2003.

- A RENAME – Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, foi atualizada neste último período, a cada 2 anos. Da mesma forma, tem mantido atualizado o Formulário Terapêutico Nacional (FTN).

- Este governo propiciou a inclusão dos fitoterápicos no âmbito do SUS, bem como das práticas integrativas.

- Para promover o Uso Racional de Medicamentos, o Ministério da Saúde ajudou na construção do Comitê Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos (CNPURM). Por deliberação deste Comitê lançou o Prêmio Nacional de Incentivo ao Uso Racional de Medicamentos, em 2009, e repete sua 2ª edição agora em 2010.

- O Ministério da Saúde lançou as “Diretrizes para estruturação das farmácias no âmbito do SUS”. Além disso, sugeriu e pactuou na CIT(Comissão Intersetorial Tripartite) a possibilidade de uso de 15% do repasse dos Estados e Municípios para a aplicação em estruturas e qualificação da assistência farmacêuica básica.

- No âmbito da capacitação profissional, no último período o Ministério da Saúde financiou a criação de 13 cursos de pós-graduação em gestão da Assistência Farmacêutica (curso presencial) e 2.000 vagas em ensino a distância (EAD). A primeira turma em EAD será no Nordeste do Brasil. Os investimentos foram na ordem de 15 milhões de reais para ambos.

- Hoje, qualquer Município do País pode ter o sistema Horus – Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, um software que auxiliará aos gestores municipais no acompanhamento e controle da assistência farmacêutica. É gratuito.

- Foi lançado o Programa Farmácia Popular do Brasil, atendendo cerca de 2 milhões de pessoas por mês, contando agora com fraldas geriátricas no modelo “Aqui tem Farmácia Popular”. O programa está presente em praticamente metade dos Municípios do País.

Eu poderia falar muito mais sobre isso: investimento na produção pelos Laboratórios oficiais farmacêuticos, estímulo a produção de genéricos, regulação de preço dos medicamentos, maiores investimentos em ciência e tecnologia e inovação em saúde, entre outros, mas infelizmente o espaço é pequeno!!!!

Bom, fica a dica...pense bem!






10 comentários:

dri3 disse...

Boa noite,Marco!
Vc foi mto feliz em enumerar as ações na area farmaceutica q foi realizada no gov Lula,realmente foi um grd avanço e nos farmaceuticos q lutamos por uma saude melhor neste pais,devemos pensar e votar na verdade.
Parabens!
e vamos votar certo!
abç,
adriana

Dalmare Anderson disse...

Enumerar e mostrar a população, principalmente a população farmacêutica os avanços do atual governo quanto a Assistência Farmacêutica foi uma das melhores iniciativas que eu pude acompanhar ao longo da campanha em prol dos votos da nossa categoria. Parabéns pelo post =D

Alexandre Magalhães disse...

Ótimo post! Você mais uma vez acertou a mão, ou melhor, as palavras e escreveu perfeitamente. Como Farmacêutico do SUS tenho a honra de ver e vivenciar esses números que você mostra, na prática! É espetacular o crescimento e a valorização da Assistência Farmacêutica nos últimos anos! Sem o contar o crescente número de Farmacêuticos ocupando cargos de destaque e estratégicos na condução de assuntos importantíssimos, não somente para a Assistência Farmacêutica como para o SUS em geral. Abração meu camarada!

farmasantos disse...

Muito bom seu post.
Com toda certeza o avanço na Assistência Farmacêutica(AF) no País nesses ultimos oito anos foi impressionante, como até pouco tempo atrás estava trabalhando na ponta da AF pude verificar que a população percebe esta evolução tambem.
Aproveito para deixar meus parabéns a todos que participam e auxiliam na melhoria do SUS.

Unknown disse...

Marco... fico impressionada com o domínio das palavras que você possui. Tu és muito talentoso, é como se eu pudesse lhe ouvir nesse momento. Seus textos são sempre muito objetivos e esclarecedores. A assistência Farmacêutica evoluiu sem sombra de dúvidas. Parabéns e obrigada por nos representar tão bem. Vamos votar certo para o Brasil seguir mudando. Um abraço!!

Lissandra Farma disse...

Boa noite Marco.
É claro que o governo Lula foi fundamental para o desenvolvimento farmacêutico. Só não vê quem não quér!!
Temos que aprender a votar!!!!
Votar é matematica pura!!!!
É só analisar em como estava a sua vida a 8 anos atrás e PONTO FINAL!!
A minha vida e da minha familia melhorou muito e rapido...
CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS!!!!

Sérgio Luis - Sergiofarma disse...

Marcos realmente é importante que tenhamos pessoas como você que além de ser um profissional farmacêutico, tem o olhar para a questão da saúde publica. Que é fundamental para dar sentido as nossas lutas, pois é claro e evidente que temos programas que demonstram que o farmacêutico tem espaços consistentes no serviço público. Os dados por vc selecionado vem de alguém que sabe o que está dizendo. Obrigado pelas informações...Abraço

Zizia disse...

Oi Marquinho

mandou mega bem, qualquer hora muda de profissão e vira jornalista.
Enumerar os inúmeros avanços e reconhecimentos da importância desta política neste governos é importante, temos tantos beneficiados que esquecem pq estão nos seus postos e como chegaram lá. É sempre bom fazer um exercício de memória, e lembrar as fatos e acontecimentos que tem feito o Brasil avançar. Por isso eu voto Dilma dia 31/10 eu voto 13
Dilma Presidente e sem esquecer parabéns para o "cara" mais querido do Brasil. Olé, olé,olé olá é Dilma... Valeu

Unknown disse...

Parabens Marco, por utilizar do seu blog um espaço para divulgar as ações do governos em prol da Ass. Farmaceutica, quao bom seria se todos farmaceuticos pudessem ler esse post antes de votar. Ver o retrocesso que significa o voto contrario. Assim como mencionou "Já decidi meu voto. Desde o primeiro turno já sabia em quem votar para presidente (tanto que votei)." conto, assim como os demais, com mais avanços no Brasil, e que esses dados que você apresentou, só aumente cada vez mais... Vamos confiantes à urna, decidir o futuro do Brasil, está nas nossas maõs...
Parabens pelo POST...
Abraços

Helen Lima disse...

Muito bom, Marcos!
São números desconhecidos de muitos!