domingo, 4 de março de 2012

Luciana Scotti, farmacêutica e exemplo para todos nós.

Pude conhecer história enquanto presidente do sindicato dos farmacêuticos de SP. Divulgamos seu primeiro livro, na época,  através de nossa revista. Nesta ocasião tive a oportunidade de contato com seus familiares, em virtude da grande quantidade de profissionais que queriam entrar em contato com a autora, a partir da reportagem feita. A história dessa farmacêutica foi divulgada através de diversos meios de comunicãção. Luciana Scotti é um exemplo de persistência para todos nós, farmacêuticos ou não.
Em seu site, está divulgada sua biografia:
"Farmacêutica formada pela USP, trabalhava na empresa Colgate Palmolive, quando aos 22 anos sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), que a deixou muda e tetraplégica. Desafiou os prognósticos médicos e escreveu, ao longo de três anos, digitando com um único dedo em um lap-top, Sem Asas ao Amanhecer (Editora O Nome da Rosa). Obra que descreve entre diversos assuntos, sua saga pelos hospitais, os preconceitos e a moralidade social que teve de enfrentar, a impotência diante dos diagnósticos médicos. Sua luta pela vida, e suas histórias de amor, lembranças de menina e de mulher. São palavras soletradas, engasgadas, ora revoltadas e tristes, ora plenamente poéticas e emocionantes.
Hoje aos 30 anos, cursa mestrado em farmácia na USP e pretende escrever mais um livro. Ao se conectar a Internet, criou asas. A voz de seu coração pode ser ouvida com a plenitude dos sentidos. Fez novos amigos, aos quais dedica um carinho todo especial."

Neste humilde Blog quero divulgar um dos  livros dessa colega de profissão: "Sem Asas ao Amanhecer". As informãções e imagens  abaixo foram extraídas do site: http://lscotti.atspace.com/livros.htm.

"Sem asas ao amanhecer"

"No auge de sua beleza e juventude, em plena descoberta de ser mulher, profissional e independente, Luciana foi tomada de surpresa pelo destino. Aos 22 anos, saudável, alegre e sonhadora, foi acometida por uma trombose cerebral (AVC). Permaneceu meses inconsciente, diante da morte, até acordar do sono profundo e enfrentar na vida real o pesadelo de se ver muda e tetraplégica. O belo pássaro, que aprendia a voar, perdeu suas asas repentinamente.

Culpa de quem? Do destino? De uma vida desregrada? De negligência médica? Conseqüência do uso de pílula anticoncepcional? Até hoje restam dúvidas sobre as causas de sua trombose. Dúvidas, no entanto, não há quanto à sede de vida de Luciana.

Sem mais poder falar e se movimentar, Luciana revela neste livro todo o seu sofrimento, sua saga pelos hospitais, os preconceitos e a moralidade social que teve de enfrentar, a impotência diante dos diagnósticos médicos, sua luta pela vida, suas histórias de amor, suas lembranças de menina e de mulher, e sua esperança em ter novamente um futuro. São palavras, segundo ela própria, soletradas, engasgadas, ora revoltadas e tristes, ora plenamente poéticas e emocionantes. São palavras dedilhadas ao longo de três anos, com o único movimento que lhe restou em uma das mãos."
"Após 9 anos depois do AVC e 5 anos após o lançamento do seu primeiro livro Sem Asas ao Amanhecer,chegamos na sua décima edição. Foi um grande sucesso no mercado da literatura nacional. Nas suas palavras, Luciana transmite amarguras, desilusões, revoltas, coisas engraçadas e consegue mostrar o valor da vida...Coisas que só uma jovem que ficou muda e tetraplégica é capaz de sentir.
Mas como estará Luciana agora? Será que continuou a viver ou se abalou com a terrível tragédia que a atingiu na plenitude dos seus 22 anos? Descubra nesta nova edição do Sem asas ao amanhecer que é atualizado com um álbum de fotos de Luciana."
A autora já escreveu outros livros. Confiram no site:

5 comentários:

Silvia A.Pereira disse...

História emocionante, exemplo de superação. Depois de tantos anos, esse caso ainda é muito vivo em minha memória. Fico muito feliz em saber que essa mulher "GUERREIRA" continua sua caminhada.

Silvia A.Pereira disse...

História emocionante, exemplo de superação. Depois de tantos anos, esse caso ainda é muito vivo em minha memória. Fico muito feliz em saber que essa mulher "GUERREIRA" continua sua caminhada.

Henry Okigami disse...

Tenho um exemplar autografado por ela. a Luciana é um exemplo de ser humano e de profissional para todos nós.

Ale disse...

Nossa que história!!! Que força!!! quero esse livro pra mim. Vou posta-lo no meu face.

Bem Estar disse...

Conheci a história da Luciana Scotti através de Tula Melo. Na época do lançamento do livro em Porto Alegre. Uma mãe que me pede ajuda no facebook onde tenho um grupo com o título Médica Nutróloga. Na época quando conheci Tula proprietária da "Editora O Nome da Rosa" era somente pediatra. Mas já me interessava por casos que requerem uma dieta com nutrientes essenciais. Umamãe me pede ajuda pelo facebook para seu filho com problemas de saúde e recordei desta época em 1997 deste fato. Fiquei emocionada da evolução desta menina. Que fantástico seu esforço e realmente o limite é o céu para quem não desiste. Att. Dra. Maria Emília ( alimentacaoegenetica.blogspot.com.
Vai ser um imenso prazer em interagir através de meu blog. Fiquem com Deus os abençoados e corajosos.