quinta-feira, 2 de maio de 2013

Porque 05 de maio é dia nacional da Campanha Pelo Uso Racional de Medicamentos?

Porque dia 05 de maio é considerado o dia nacional pelo uso racional de medicamentos? Neste dia, em 1818 nasceu Karl Marx e no mesmo dia, em 1821, faleceu Napoleão Bonaparte. Neste mesmo dia, em 1983, o Instituto Pasteur de Paris consegue identificar o vírus da Aids. Porém, nenhum destes fatos motivou a escolha da data. O dia 05 de maio foi estabelecido como o dia nacional da luta dos estudantes de Farmácia. A ideia de que esta fosse a data de uma campanha nacional pelo uso racional de medicamentos é contada no site da Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia - ENEFAR, o qual pode ser acessado em : http://enefar.wordpress.com/.
Veja abaixo o que diz o site:
“Em janeiro de 1999 no Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Farmácia (CoNEEF) o Movimento Estudantil de Farmácia (MEF) deliberou no ponto de pauta sobre Falsificação de Medicamentos uma série de propostas como: Elaboração de um documento ou mobilização do MEF para demonstrar a importância do farmacêutico junto à sociedade, uma ação junto aos meios de comunicação para garantir visibilidade à questão e a elaboração de um folder explicativo promovido pela Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia (ENEFAR) a ser distribuído e divulgado por todas as escolas do país. Sendo assim o início da campanha. A ameaça de implantação do projeto de Lei da então Senadora Marluce Pinto (PTB–RR), a qual acabaria com a obrigatoriedade dos farmacêuticos em farmácias e drogarias ... também foi um motivo importante para que os estudantes criassem um dia de mobilização nacional objetivando esclarecer a população quanto à importância da Assistência Farmacêutica. Recém-regulamentados .... naquele período, os medicamentos genéricos, aparecem como mais um responsável por essa campanha, pois a população ainda encontrava-se com receio de utilizá-los, e cabia ... a nós farmacêuticos prestar esclarecimentos necessários para desmitificar o seu uso. A primeira campanha foi realizada em 1999 em nível nacional e vem sendo realizada em diversos estados do Brasil. Quanto a essa data, conta-se que no dia 5 de maio se comemora o dia do farmacista e por isso foi escolhido para realizar a campanha. A essa informação cabe investigar. A outra história (e esta é fato) relata que o dia 5 de maio foi escolhido pelo MEF como um dia de mobilização em prol da saúde pública e para lutar pela defesa dos direitos adquiridos historicamente, sendo o dia 5 de maio conhecido (antes de 99) como "Dia Nacional de Luta dos Estudantes de Farmácia".

O site diz ainda que:

“Sentindo a demanda por um material de formação atualizado para a preparação dos estudantes para a realização da Campanha 5 de Maio – Pelo Uso Correto de Medicamentos os Centros e Diretórios Acadêmicos presentes no LXXXV Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Farmácia (CoNEEF), em Curitiba/PR, se prontificaram a produzir este material. Baseando-se em materiais produzidos pela ENEFAR nos últimos anos, foi produzida uma Cartilha que representa o acúmulo da ENEFAR durante os últimos anos sobre a Campanha e o Uso Racional de Medicamentos”.

Acesse a Cartilha elaborada pela ENEFAR no site:


Por fim, sugiro ainda conhecerem o “Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos” no www.saude.gov.br/comiteurm   . No site podemos encontrar:
 

“A Portaria nº MS/GM nº. 1.555, de 27 de junho de 2007 criou o Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM), cujas competências visam identificar e propor estratégias e mecanismos de articulação, de monitoramento e de avaliação direcionados à promoção do URM, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS, em consonância com as políticas nacionais de Medicamentos e de Assistência Farmacêutica, visando ampliar e qualificar o acesso a medicamentos que atendam aos critérios de qualidade, segurança e eficácia".

Fontes:



Nenhum comentário: